Sabemos produzir vídeo para redes sociais?

Agências, anunciantes e produtores de conteúdo estiveram reunidos em São Paulo no começo do mês para participarem do ProXXima, maior evento sobre comunicação e marketing digital da América Latina. Neste evento, uns dos painéis que mais chamaram a atenção foi um sobre a discussão da plataforma de comunicação que vem ganhando cada vez mais espaço, os vídeos. E com esse avanço dos vídeos vem junto uma pergunta importante que devemos fazer. Será que sabemos usar de forma eficiente os vídeos nas redes digitais ou estamos simplesmente reproduzindo o modelo de trinta segundos da TV?

As redes sociais são plataformas distintas e exigem um planejamento e produção de conteúdo adequado para cada uma delas. Para Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Heineken Brasil, existe uma certa preguiça das marcas que replicam seu conteúdo de TV nas redes. Ela ainda diz que é preciso aprender a desenvolver um conteúdo em vídeo apropriado a cada plataforma. Na visão da executiva, o ambiente digital requer um planejamento próprio e não uma réplica de modelos. “Acho muito interessante quando uma estratégia nasce pensada para o mundo digital por que ela não se prende a formatos tradicionais”, afirma Daniela.

Postar-Vídeo-no-Youtube

Além do material de TV não funcionar da mesma forma, os vídeos precisam contar uma história, ser autênticos, relevantes e criar uma ligação com o público, afinal as pessoas querem uma relação de confiança com as marcas.

Ainda no painel, André Barros citou como exemplos as lives, transmissões ao vivo em canais digitais. “O nível de planejamento neste tipo de ação determina o sucesso de uma live ou não, tendo em vista a quantidade de riscos envolvidos”, diz Barros.

A prova que a plataforma digital de vídeo será a bola da vez, é o esforço e investimento que as redes sociais vem fazendo para aperfeiçoar a ferramenta tanto para as marcas quanto para a público em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s